Regimento Interno

REGIMENTOS INTERNOS DOS DEPARTAMENTOS
CENTRO ESPÍRITA LUZ DA CARIDADE

 

Constituem atividades executivas do CELC os seguintes departamentos, além de outros que poderão ser criados, funcionando sob a supervisão da Diretoria Executiva:


I. Área administrativa

a. Secretaria
b. Tesouraria
c. Livraria
d. Biblioteca
e. Programação de Eventos
f. Departamento de Patrimônio

 

II. Área doutrinária

a. Departamento Doutrinário
b. Departamento de Orientação à Infância e à Juventude - DIJ
c. Departamento de Ação Social Espírita

 

Departamento administrativo - DAD

O DAD é responsável pelo planejamento administrativo e organizacional, gerindo os assuntos atinentes através de pessoal especializado e outros membros auxiliares estabelecendo bases seguras ao desempenho administrativo e jurídico do CELC;

Cabe também ao DAD:

a. Desenvolver sistemas de controle, manter o CELC atualizado sobre as respectivas atuações das unidades e departamentos ;
b. Tomar medidas para que as funções departamentais e dos indivíduos sejam eficientemente delineadas e posicionadas, principalmente com descrições de cargos, normas e manuais de trabalho;
c. Dirigir e coordenar as aplicações relativas às decisões financeira,
mantendo e acompanhando os volumes de receitas;
d. Controlar o movimento de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e contabilidade.
e. Salvaguardar os interesses do CELC, bem como todos os seus bens (controlar e manter o patrimônio) de uma forma geral, suprimentos e logística.
f. Dar apoio logístico nos eventos patrocinados pelo CELC.
g. Dar apoio administrativo e financeiro aos Departamentos e Coordenações.
h. Atuar sempre em cooperação com os demais departamentos

 

Coordenação de Programação e Eventos

A Coordenação de Programação e Eventos é responsável pela assessoria na realização de encontros sociais e doutrinários do CELC.

Cabe também a Coordenação de Programação e Eventos:

a. Propor e realizar eventos artísticos, culturais e sociais.
b. Atuar sempre em cooperação com os demais departamentos.

 


Livraria

A Livraria é reponsável pela comercialização de livros, revistas, CDs e ´fitas de áudio e vídeo. Administrativamente a Livraria está subordinada ao DAD e doutrinariamente ao Departamento Doutrinário.

Cabe também à Livraria:

a. Incluir novos itens no cadastro após a aprovação dos mesmos pelo Departamento Doutrinário.
b. Divulgar o catálogo de livros e demais itens da livraria.
c. Atender aos pedidos de feiras do livro.
d. Elaborar relatórios mensais para encaminhamento ao Departamento Administrativo.
e. Atuar sempre em cooperação com os demais departamentos.

 

 
Departamento Doutrinário

O Departamento Doutrinário é responsável pela Orientação Doutrinária do CELC

Cabe também ao Departamento Doutrinário:

a. Planejar e coordenar seminários e Estudos no CELC.
b. Programar palestras com expositores especialmente convidados
c. Analisar e autorizar a distribuição de mensagens volantes
d. Supervionar todas as atividades Doutrinárias do CELC.
e. Apoiar os eventos programados.
f. Supervisionar o funcionamento da Biblioteca Espírita.
g. Aprovar os itens a serem comercializados pela Livraria.
h. Atuar sempre em cooperação com os demais departamentos.

 


Departamento de Orientação à Infância e à Juventude - DIJ

O DIJ é responsável pela coordenação das atividades concernentes à Infância e à Juventude.

Cabe também ao DIJ:

a. Promover o levantamento e manter atualizado o cadastro das atividades da Infância e Juventude.
b. Coordenar a realização dos encontros da Infância e Juventude.
c. Treinar evangelizadores da infância.
d. Treinar coordenadores de Juventudes Espíritas.
e. Elaborar material de apoio didático.
f. Atuar sempre em cooperação com os demais departamentos.

 


Departamento de Ação Social Espírita

O Departamento de Ação Social Espírita é responsável pelo planejamento do Serviço Social Espírita, suas bases essenciais para funcionamento e estabelecimento de objetivos, meios e finalidade.

Cabe também ao Departamento de Ação Social Espírita:

a. Promover o levantamento e manter atualizado o cadastro das atividades concernentes ao Serviço Social Espírita.
b. Providenciar levantamento de modelos eficazes em funcionamento.
c. Elaborar ou adotar manual prático para a atividade no CELC
d. Dar assistência aos programas de Serviço Social no CELC.
e. Treinar trabalhadores.
f. Atuar sempre em cooperação com os demais departamentos.