Artigos
Capacitação administrativa para administradores de Centros Espíritas - livro

Antenor de Miranda Reis, fundador do Centro Espírita Luz da Caridade   Nas catedrais suntuosas e engalanadas, como também nas modestas Igrejas de todo o mundo, que se diz cristao, plangem os sinos; os fogos, pirotécnicos, iluminam e embelezam o espaço; as praças e as ruas das... Continuar »
Manoel de Andrade – Centro Espírita Luz da Caridade   pan style="font-size:14.0pt;font-fa Continuar »
Manoel de Andrade – Centro Espírita Luz da Caridade   pan style="font-size:14.0pt;font-family:"Times New Roman",serif; mso-fareast-font-family:"Times New R Continuar »
Desde quando Pompeu Magno submeteu a Síria e, logo depois, Jerusalém, em guerras lamentáveis, que passaram a províncias do Império Romano, que os judeus sofreram contínuos golpes da dominaçao a que se encontravam submetidos. Na Galileia, surgiram, com frequencia, profetas e messias que ... Continuar »
Na Revista Espírita de outubro de 1861, encontramos uma mensagem do espírito Erasto, que foi dirigida aos espíritas de Lyon, na França, advertindo-os sobre o perigo do paganismo. Diz ele: Hoje, caros discípulos, aquele que foi sagrado por Sao Paulo vem dizer-vos que vossa missao é sempre a... Continuar »
Como aguardar a melhoria do mundo, se tao poucos cuidados existem para com o coraçao infantil? Como ter esperanças de tempos melhores para a Humanidade, a curto ou médio prazo, perante essa indiferença gritante para com a alma infantil? Como se pode condenar o adolesce... Continuar »
Inegavelmente, a democracia é uma das grandes conquistas do processo evolutivo, tendo sua origem na Grécia, em 508 a. C., quando Clístenes propôs que cada cidadao tivesse direito a um voto nas questões políticas a serem deliberadas. Surgiu, ainda, a Bulé, que era um conselho composto por quinhent... Continuar »
O Senhor De Beau, com um pequeno atraso, depois de quase quatro meses de trabalho tipográfico, enviava os mil e duzentos exemplares de O Livro dos Espíritos ao livreiro Senhor Dentu, na manha do dia 18 de abril de 1857. Parando na Rue Montpensier, em frente a Galeria d’Orléans, número 13... Continuar »
A mulher e o homem contemporâneos, que vivem no mundo, ataviam-se em exagero, a fim de fruírem até a exaustao as concessões enganosas e agradáveis do trânsito carnal. Fixados às sensações buscam, em contínuos esforços, às vezes, sacrificiais, os favores prazenteiros... Continuar »
Engana-se quem pensa que o objetivo de nossa existencia reside tao somente na simples conquista dos perecíveis valores materiais. É evidente que nao se pode descurá-los totalmente, mas nao ao ponto de sermos por eles escravizados, pois como dizia o nobre escritor frances, Antoine de Saint ... Continuar »
O desejo de ser livre é inato. É tao inerente à criatura, que se pode dizer que faz parte da herança divina concedida desde a sua criaçao. A busca da liberdade, no ser humano, é tao natural como o é a busca da luz pela planta. É seguramente o anseio pela liberda... Continuar »
Em artigo precedente, nominado Pecado e castigo,  já se tratou do mecanismo de funcionamento das leis divinas, para concluir que elas dao resposta precisa a todo comportamento humano, sem possibilidade de burlas ou equívocos. O foco do presente texto é refletir a respeito das consequencia... Continuar »
Que Deus abençoe a juventude! Os jovens sao as primeiras luzes do amanhecer do futuro. Cuidar de os preservar para os graves compromissos que lhes estao destinados constitui o inadiável desafio da educaçao. Criar-se condições apropriadas para o seu desenvolvimento in... Continuar »
Da mesma cidade onde o Cristianismo conheceu tantos testemunhos de fé, através do martírio, nos primeiros séculos, vem as pegadas daquele que deu cumprimento à promessa de Jesus, quanto aoConsolador, de que este, em vindo à Terra, nao somente Lhe recordaria as lições, como ta... Continuar »
Ao tempo de Jesus, Nazaré era uma aldeia muito modesta com uma populaçao reduzida entre cento e cinquenta a cento e oitenta pessoas, distante seis quilômetros de Séforis, a nova capital da Galileia, aproximadamente cinquenta e dois quilômetros de Cafarnaum, onde passaria a residir por algu... Continuar »
“Recorda que as leis planetárias nao afetam somente os espíritos em aprendizado ou reparaçao, mas, também, os missionários da mais elevada estirpe.” (“Renúncia” – Emmanuel/Chico Xavier)   Fácil elencar os obstáculos que nos desafiam no planeta em que ... Continuar »
Formulai, de vós para convosco, questões nítidas e precisas  e nao temais multiplicá-las. Justo é que gastem  alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna. Santo Agostinho – O livro dos Espíritos – 919a   O profundo e oportuno alerta de Santo Agostinho cont... Continuar »
Clélia Duplantier ensina que Tres caracteres há em todo homem: o do indivíduo, do ser em si mesmo; o de membro da família e, finalmente, o de cidadao.[1]   Enquanto indivíduo, além das responsabilidades que nos cabe enquanto membro da família e enquanto cidadao, temos que atender o q... Continuar »
Depois do túmulo a vida continua ainda mais abundante “(…) Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Jesus.  (10:10.)   Na monumental “Série André Luiz”, psicografada por Chico Xavier, aprendemos com o instrutor Albano Metelo[1], orient... Continuar »
Chegou ao mundo nos braços de uma tecela e de um modesto carpinteiro, cercado pela moldura da natureza em festa. A Sua vida se desenvolveu, desde cedo, demonstrando a que viera, quando dialogou com os doutores do templo, aos 12 anos de idade, conforme rezam as tradições. Conviveu ... Continuar »
“Nao se queixem, trabalhem. Acreditem nas pessoas. Deem o melhor de si. Estejam preparados, pois ‘a sorte favorece a mente preparada’, como disse o médico frances Louis Pasteur.” Dessa forma, o professor Randy Pausch, da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, conclu... Continuar »
A intriga é semelhante a um vírus destruidor que se multiplica rapidamente, aniquilando a organizaçao de que se nutre. Imiscui-se sutilmente e prolifera com volúpia, irradiando a sua morbidez devastadora. Com facilidade transfere-se de uma para outra vítima, conseguindo gerar o ambiente ... Continuar »
Neste novembro de 2009, mais uma vez, retornam os velhos hábitos de culto aos “finados”, aos que morreram, como se as manifestações ritualísticas de um momento fossem suficientes para quitarmos os nossos compromissos com aqueles que retornaram às esferas espirituais. O ... Continuar »
Todos nós sabemos da necessidade do sono para o refazimento do nosso organismo físico. No entanto, é preciso que se atente para o fato de que nem sempre nos é adequado fazer uso dessa bençao para nos restabelecer o equilíbrio, havendo mesmo ocasiões em que ele pode até se tornar fatal para... Continuar »
Quando o evangelista Lucas, que também foi médico e autor dos “Atos dos Apóstolos”, anotou no capítulo II, intitulado o “Cântico de Simeao”, que Jesus seria “alvo de contradiçao” antecipou em séculos uma realidade incontestável. Após o século IV, dogmas,... Continuar »
“A doutrina da reencarnaçao é a meu ver a maior expressao da justiça. A reencarnaçao nao é castigo, é oportunidade de evoluçao.” A afirmaçao é do jurista Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça (2002); professor titular de Direito Penal n... Continuar »
No seu desenvolvimento, o Espiritismo tem passado por diversas fases de uma maneira bastante heterogenea, dependente das especificidades do Movimento Espírita em cada regiao. Alguns o tratam com curiosidade desleixada, outros, respeitosa. Há os que o examinam com o especulo da ciencia, outros,... Continuar »
Avancemos – intemeratos – no serviço que nos amplia a visao Enquanto irmanados nos serviços do Consolador, urge ajustar corações e  mentes com o objetivo de melhor atender aos labores do Senhor. Nao há porque temer dificuldades, tendo em vista que nao exi... Continuar »
O vocábulo sacrifício possui vários significados, dentre os quais o de renúncia ou privaçao voluntária por razões religiosas, morais ou práticas. As religiões costumam tratar do tema e o valorizar, sob os mais diversos enfoques. Por exemplo, a passagem bíblica segundo a qual Deus manda Ab... Continuar »
Nao sendo a morte física o aniquilar da vida, é natural que todos aqueles Espíritos que se transferem de retomo para o mundo espiritual mantenham as características morais que lhes assinalavam a individualidade. Recuperando a lucidez após o decesso celular, volvem à consciencia as mensage... Continuar »
Poucas vezes, na história da humanidade, a imprensa mundial noticiou tantas crises. Crise familiar, crise financeira, crise social, crise industrial, crise de emprego, crise religiosa, crise moral… Há nos corações uma crise de esperanças. Em 1935, o sábio Emmanuel, pelas m... Continuar »
Uma das grandes responsabilidades que o ser humano recebe quando ainda no plano espiritual se prepara para mais uma etapa reencarnatória, está justamente a de aceitar a oportunidade de receber quando aqui estiver reencarnado, espíritos desequilibrados e carentes na qualidade de filhos, justamente... Continuar »
O Hospital Albert Einstein, com sede em Sao Paulo, é um dos mais credenciados do país. Associado ao Dorhing Kindersley e ao The British Medical Association, com o patrocínio da revista ISTO É, do BRADESCO e da Petrobras, lançou uma monografia de altíssima qualidade sobre a depressao... Continuar »
“(…) Ah! Crede-me; respeitai a soberana vontade e nao procureis sondar a razao dos decretos da Providencia!” Éraste[1]   Se existia uma coisa que tinha o dom de apagar o sorriso nos lábios de Chico Xavier era ouvir alguém dizer que nao acreditava em Deus. Pensá... Continuar »
Conscientemente, a ninguém passará a ideia de dizer quem quer que seja como deverá viver ou deixar de faze-lo  pelas estradas humanas, quando essas sugestões nao venham solicitadas pelos honestamente interessados. Entretanto, nos dias atuais da Humanidade, nao tem sido poucos os que inter... Continuar »
É o assunto em voga, com opiniões bem divididas. Atualmente, a maioridade penal no Brasil ocorre aos dezoito anos (art. 228, Constituiçao Federal; art. 27 do Código Penal e 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA). Os a... Continuar »
Em importante e derradeiro diálogo, encontrado no capítulo 8, do livro Paulo e Estevao, de autoria do Espírito Emmanuel, recebido mediunicamente por Francisco Cândido Xavier, que se dá entre Tiago e Paulo, registramos a fala do primeiro: Muitas vezes o Mestre nos ensinou, na Galileia, que o me... Continuar »
Na noite de 31 de dezembro de 1799[1], nas Esferas Superiores da Espiritualidade, heróis e paladinos da renovaçao terrestre, dentre eles, Sócrates, Platao, Aristóteles, Apolônio de Tiana, Orígenes, Hipócrates, Agostinho, Fénelon, S. Luís de França, Vicente de Paulo, Joana D’Ar... Continuar »
Avança o homem na sociedade como um todo. Avança o movimento espírita, alargando seus horizontes e chegando aos variados rincões da Terra. Por certo, há muito ainda o que se fazer para uma sociedade melhor e justa. Do mesmo modo, no seio do movimento espírita. A nuvem do crime e da violênci... Continuar »
Nilson adotou a humildade operosa como bússola para a sua vida. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a vida pelos seus amigos. Jesus (Jo. 15:13) Preciosa conquista, a amizade é o pólen do amor, a medrar onde quer que as flores do sentimento desabrocham na árvore generosa da dig... Continuar »
O mes de abril é deveras importante para o meio espírita, uma vez que nele, em Paris, França, em 18 de abril de 1857, sábado de primavera na Europa, foi lançado O Livro dos Espíritos, a obra fundamental do Espiritismo. É claro que o ensinamento, a orientaçao, o esclare... Continuar »
Os que somos agraciados com a notável mensagem da Doutrina Espírita, à medida que vai calando fundo o seu conteúdo, conforme nosso entendimento, de modo natural e espontâneo, vemo-nos num despertamento de ânimo, renovadas esperanças, multiplicadas forças, aclaramento de novos... Continuar »
Filhos da Alma: Que Jesus nos abençoe.  Repetimos a trajetória do Cristianismo primitivo. O solo que espera ensementaçao, ainda necessita de adubo e de arroteamento. Nao estranhemos as dificuldades e os desafios. Jesus, que representa a estrela de primeira grandeza ... Continuar »
O único título que Jesus reclamou para si, ainda que fizesse jus às mais excelentes denominações honoríficas que possamos imaginar, foi o de “Mestre”. Esse o título por ele reivindicado, porque, realmente, Jesus é o Mestre excelso, o Educador incomparável. (1) Jesus n... Continuar »
Impossível dissociar dos problemas que afetam a saúde, a presença da obsessao. Muito mais do que se imagina é a influencia dos Espíritos sobre as criaturas  encarnadas; de ordinário sao aqueles que dirigem estas. O Livro dos Espíritos – q. 459  Os livros da Codifica... Continuar »
É neste momento doloroso e decisivo do planeta que a faculdade mediúnica é chamada a participar dos objetivos do Cristo “(…) A mediunidade é coisa santa, e deve ser praticada santamente, religiosamente”. Allan Kardec[1] Incompreensível e inexplicavelmente existem mago... Continuar »
Com as facilidades que a tecnologia trouxe aos meios de comunicaçao, vivemos numa aldeia global, onde o que acontece num país distante, parece estar ocorrendo no quintal de nossa casa. Com isso, as alegrias e as tristezas, a tranquilidade e a agonia, as conquistas e as derrotas de uns, ... Continuar »
Esse assunto tem sido um dos mais discutidos na atualidade, sobretudo, quando ocorrem crimes graves praticados por adolescentes, na faixa etária dos 12 aos 17 anos. No Brasil, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas é favorável à reduçao da maioridade penal, isto é, o crim... Continuar »
Embora nao disponhamos de dados estatísticos oficiais ou oficiosos para afirmá-lo, desconfiamos que a palavra mais pronunciada atualmente no mundo é paz. Ao que parece, nao há quem nao deseje paz. Paz na família, paz para trabalhar e progredir, paz para refletir, paz para poder tomar as melhores ... Continuar »
Nao menosprezes a importância de uma vivencia escorreita, legitimamente crista, no teu cotidiano, pois esse estilo enobrecido de ser falará aos que te rodeiam sobre  as  excelencias dos princípios que te norteiam, na condiçao de tua filosofia de vida. Hans Swigg[1] A expres... Continuar »
O Calvário do Mestre nao se constituía tao-somente de secura e asperezas, visto que do monte pedregoso e triste jorravam fontes de água viva que dessedentaram a alma dos séculos… E as flores que desabrocharam no entendimento do ladrao e na angústia das mulheres de Jerusalém atravessaram o ... Continuar »
Passamos a maior parte do tempo em nossa moradia familiar. É nesse local abençoado que convivemos com os nossos familiares, com quem temos compromissos assumidos na atual reencarnação. Os Espíritos superiores nos ensinam que a família é uma instituição de cunho divino para que a vida se aprimo... Continuar »
Começamos a conhecer Emmanuel nas páginas do romance Há dois mil anos. Apresenta-se ele como senador romano, homem reto, de caráter firme, mas ainda prejudicado pelo orgulho da sua condiçao de patrício romano. Mas, no final da sua romagem como senador, matricula-se na escola do sent... Continuar »
O artigo intitulado Problemas, dificuldades, decepções, publicado no jornal Mundo Espírita do mes de março de 2015, terminou assim: Considerando que temos consolidada a preciosa e incontestável informaçao de que a semeadura é livre, mas a colheita obrigatória, procuremos plan... Continuar »
Em 1995, começamos a viajar para atividades doutrinárias no Paraná. Nesse ano, convidada pelo confrade Sérgio Hilmar, participamos de evento em Curitiba, promovido pela Uniao Regional Espírita que o confrade presidia. Anos depois, retornaríamos à terra das Araucárias e, até os di... Continuar »
Por que, historicamente, a mulher vem sendo discriminada em relaçao ao homem, como se fosse mera coadjuvante deste, um ser inferior, ou menos inteligente? Algumas metáforas bíblicas, entre elas a da criaçao da mulher a partir da costela do homem, parecem reforçar esse prec... Continuar »
O Espiritismo, ao trazer de volta o Evangelho de Jesus na sua simplicidade e alcance originais, no-lo mostra como um vade mecum para a vida, e nao como se ensinava até entao: um livro sagrado para ser lido no interior dos templos, braços cruzados sobre o peito, em atitude de reverencia. Pe... Continuar »
É mister que uma farta corrente idealista, um potente sopro moral varram as sombras, as dúvidas, as incertezas que ainda pesam sobre tantas inteligencias e consciencias para que um raio das verdades eternas ilumine os cérebros, aqueça os corações e leve consolo àqueles... Continuar »
Na literatura espírita encontramos diversas referencias às denominadas Tres Revelações. No livroCintilaçao das Estrelas [cap.2], o Espírito Camilo, através da mediunidade de José Raul Teixeira, mostra-nos a perfeita integraçao que há entre os Dez mandamentos, o Evangel... Continuar »
Em todos os tempos, os emissários de Deus recomendaram o silencio profundo, a fim de que se possa ouvir-Lhe a voz e senti-lO mais intimamente. Os ruídos e tumultos desviam o pensamento que se deve fixar no elevado objetivo de comunhao com a Divindade, para poder-se haurir energias vitalizadora... Continuar »
O Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha – Jesus. (Mt, 20:1 a 16) Em todas as épocas da História da Humanidade, a Misericórdia Divina sempre beneficiou a Terra enviando seus Missionários da Luz, que espa... Continuar »
O médico carioca, residente em Porto Alegre, Dr. José Lacerda, espírita desde os anos 50,  começou a realizar, numa pequena sala do Hospital Espírita de Porto Alegre, chamada ‘A Casa do Jardim’, atividades mediúnicas normais. Com o tempo ele recebeu instruções do... Continuar »
Vivemos a época dos modismos, que surgem, encantam multidões de seguidores e desaparecem com a mesma rapidez. Mi­lhões se fazem adeptos de pessoas, músi­cas, moda, conduta, desde que a nova ati­tude ou o novo tipo caiam no gosto popular. Que a breve tempo sao esquecidos para que se ad... Continuar »
O pensamento espiritual, caracterizado pela crença na existencia da alma e na sua imortalidade, possui íntima relaçao com a evoluçao dos fenômenos espirituais, e, mais particularmente, com a evoluçao histórica dos fenômenos espiritistas, que datam desde a mais remota A... Continuar »
Vigem, lamentavelmente, em alguns círculos da fé crista, a indevida informaçao de que Jesus veio à Terra, com especial compromisso para o sacrifício da cruz. Noutras comunidades, de igual maneira desnorteadas, busca-se acomodaçao injustificável ao afirmar-se que a regra de... Continuar »
Em Paris, França, em 1860, o Espírito Verdade recomendou: Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; sao de origem humana os erros que nele se enraizaram (O Evangelho segundo o Espiritismo, 131ª edi&cc... Continuar »
O amor, devidamente compreendido, é a energia que nos diviniza, é o traço que nos liga ao Criador,i mpulsionando-nos a espalhar a sua vontade pelo universo. Camilo Educaçao e vivencias, psicografia de José Raul Teixeira, ed. Fráter Há exatos dois anos sua voz nao mais se fez... Continuar »
É certamente o grande desafio do momento servir à Causa sem servir-se da Casa e da Doutrina que ela alberga. Filhas e filhos da alma, mantende-vos em paz! Ouvi o que vos foi dito: Amareis aos que vos amam e odiareis aqueles que vos odeiam. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimi... Continuar »
Há pessoas que estao sempre a buscar atalhos, soluções prontas, para agirem sem o esforço da análise, do exame cuidadoso, conforme recomenda o Apóstolo Paulo: Examinai tudo; retende o bem. (I Ts, 5: 21) Essas pessoas, por certo, ainda nao entenderam a inspirada assertiva do Codifica... Continuar »
Na Introduçao ao Estudo da Doutrina Espírita, item I, de O livro dos Espíritos, o Codificador assinalou: Para se designarem coisas novas sao precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusao inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras. ... Continuar »
Meus irmãos: Sou eu que volto, sob a proteção da Divina Misericórdia. A vida triunfa sobre a morte e, há quarenta dias, desde o momento final no corpo, o amor incondicional do Pai prossegue socorrendo-me, de modo que neste momento eu possa dizer com o coração túmido de saudade, mas com o Es... Continuar »
Lado a lado Há os que dizem que os filmes somente veiculam violencia e sensualidade. No entanto, para quem deseja realizar o trabalho de um garimpeiro, terá a grata surpresa de, em meio ao cascalho das trivialidades, encontrar ouro e diamantes de precioso quilate. Lançada em 29 de ja... Continuar »
Recentemente, divulgou-se pelas redes sociais, notícia nao confirmada com detalhes a respeito do vídeo de um ano de vida do bebe Ward Milles. Nada de excepcional se, nessa idade, nao mostrasse o peso da criança, de apenas mil e quinhentos gramas. O fato mais inusitado é a notícia de que... Continuar »
Analisando os avanços da ciencia nas últimas décadas, identificamos a existencia de inúmeras descobertas que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida, seja no campo da longevidade, seja na área da erradicaçao e do controle de doenças, sendo que a ciencia atual tem of... Continuar »
Na Antiguidade ficava envolta em mistérios, somente acessíveis aos iniciados, constituindo a doutrina secreta ministrada nos templos por sacerdotes especializados. Sempre quando se fazia revelar, de imediato era oculta à curiosidade popular e, muitas vezes, mantida em segredo, de que se... Continuar »
As mulheres, na História da Humanidade, sempre estiveram em planos secundários. Desenvolveram suas funções e contribuíram para a História, nas mais variadas formas. Umas criaram os grandes reis, outras, homens ilustres, nas áreas das ciencias, artes, na política. E, tivemos aquelas que, no... Continuar »
A oraçao, a prece, tem um poder que nao é passível de mediçao, uma vez que ela é a chave que abre as portas do Infinito. Registre-se, desde logo, que a prece pode ser feita de vários modos, articulado ou em silencio, por exemplo, e em qualquer lugar: no quarto de dormir, no trans... Continuar »
Acreditou-se por muito tempo ter feito bastante, difundindo a instruçao; mas a instruçao sem o ensino moral é impotente e estéril. É preciso, antes de tudo, fazer da criança um homem – um homem que compreenda os seus deveres e conheça os seus direitos. Nao... Continuar »
No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jesus (Jo, 16:33). Fatores negativos internos e externos conspiram o tempo todo para o insucesso dos trabalhos na Seara do Cristo. Em especial, o trabalhador espírita se defronta com escolhos e pedrouços de variegad... Continuar »
A culpa é grave transtorno emocional de consciencia que grassa velada ou claramente e aflige a sociedade contemporânea. Insidiosa, pode ser considerada como planta parasita que se nutre da seiva do vegetal no qual se hospeda e termina por matá-lo. Sob outro aspecto, apresenta-se como negra ... Continuar »
A volta do Espírito ao mundo corpóreo, ou seja, a reencarnaçao é conhecida desde tempos remotos. Os Hindus, os Egípcios e os Gregos sabiam que a alma poderia voltar à Terra, usando um novo corpo. Esses povos acreditavam que, por efeito de determinada puniçao, essa volta &agra... Continuar »
Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo tal é a lei maior. Aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede.  Jesus (Jo. 4:14) Há muito os discípulos nao recalcitravam contra os alvitres do Meigo Pastor Celeste…  Por mais estranha fosse a atit... Continuar »
Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade uma só teoria errônea. Erasto – O Livro dos Médiuns,item 230 Por reviver a Mensagem Crista na sua pureza, objetividade e pujança originais, tem o Espiritismo sofrido ataques ao longo dos tempos. Anos a fio, aqueles ... Continuar »
Pousa a tua mao sobre o doente e acalma a dor, afirmando que a dor desaparece. A frase, encontrada em velho papiro egípcio, demonstra que, desde muito, o homem conhecia o poder da imposiçao das maos, ou seja, a transmissao de fluidos, a fim de beneficiar a outrem, conferindo-lhe saúde f... Continuar »
…pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e entender estrelas! Olavo Bilac Roberto Carlos Ramos era um menino problemático, criado na FEBEM, em Belo Horizonte, com histórico de várias fugas e considerado irrecuperável, quando conheceu a pedagoga Margherit Duvas. A vida desse ... Continuar »
A história da evoluçao do Cristianismo é a saga do processo redentor da criatura humana. A Constantino, imperador do Oriente, deve-se o ato gentil da liberaçao da prática da doutrina de Jesus em todo o império, eliminando qualquer tipo de perseguiçao ou limite. Nao have... Continuar »
Por facultar a fé raciocinada, o Espiritismo emancipa as criaturas. (…) Eu rogarei a meu Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco. Jesus.  Jo. 14:16) A novela A viagem, levada ao ar pela Rede Globo de televisao anos atrás, atingiu níveis d... Continuar »
Quando o servidor está pronto o serviço aparece. A conhecida e sempre utilizada expressao contida no livro Nosso lar, de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier é o mote desta página. No vasto campo das atividades religiosas, é necessário que o servidor de Jesus tenha cer... Continuar »
Informações fantasiosas e, muitas vezes, especulativas, divulgadas pela mídia, como sequestros de pessoas para roubo e venda de órgaos destinados a transplantes assim como a interrupçao precoce da vida de um paciente para esse mesmo fim, acabam confundindo a populaçao e desen... Continuar »
Em agosto de 1863, Allan Kardec se encontrava em Ségur, para onde se retirara, mergulhado em sua nova obra, a respeito da qual a ninguém dera ciencia do que se tratava. Essa obra, a terceira da Codificaçao Espírita, teve como título, em sua primeira ediçao, Imitaçao do Eva... Continuar »
A Revoluçao Francesa, ao libertar o ser humano da escravidao política, quando passou a entoar o hino da liberdade, da igualdade e da fraternidade, desenhou e inscreveu, com sacrifícios inomináveis, os direitos do homem e os da mulher nos grandiosos códigos da Justiça. No fragor d... Continuar »
Carta de Allan Kardec, enviada de Sainte-Adresse, para onde se retirara a fim de trabalhar na obra O Evangelho segundo o Espiritismo, à sua esposa Amélie Boudet, que ficara em Paris. Sainte-Adresse, sexta-feira, 11 de setembro de 1863. Minha cara Amélie, Recebi ontem tua carta, que me... Continuar »
Quem teve a oportunidade de ler, estudar, refletir e aprender os postulados, os conceitos, as ideias, a argumentaçao desenvolvida e detalhadamente explicada nas obras fundamentais do Espiritismo (O Livro dos Espíritos – fundamental por todos os títulos -, O Livro dos Médiuns, O Evang... Continuar »
A morte amedronta tanto o ser humano, que o faz assumir as mais variadas posturas, desde aquelas infantis, em que demonstra a sua imaturidade, até outras em que chega a negar a sua condiçao de ser racional. É profundamente estranho que essa criatura, que se pavoneia como o rei da Cr... Continuar »
Quando ouvimos falar na Terra Santa prometida pelo Senhor, somos conduzidos pela imaginaçao a pensar numa terra extremamente bela, rica e fértil. Equívoco! A Terra Prometida tem sim, algumas belezas, riquezas e fertilidade, mas possui também um imenso deserto. Quais os sentidos dessa estra... Continuar »
Muitos se queixam por excesso de problemas à sua volta, por dificuldades de toda ordem ou por terem se decepcionado com algumas pessoas em quem confiavam integralmente. Sao muito comuns tais comentários que, diga-se de passagem, se repetem aos borbotões. Todavia, os que se detiverem ... Continuar »
Aquele fora um dia exaustivo e cheio de surpresas. A Boa Nova espraiava-se como perfume docemente carreado por mansa brisa. Cidades e aldeias da Galileia eram beneficiadas pelas informações libertadoras em torno da vida, do ser humano e do Reino de Deus. Outras tetrarquias igualmente... Continuar »
O filme chegou às telas no final de maio de 2014, baseado no conto A bela adormecida, de Charles Perrault. Os contos de fadas apresentam, habitualmente, a dicotomia: o bem e o mal. De modo geral, quem personifica o mal, continua mau. Ou seja, o conto acaba bem para quem é bom e sempre m... Continuar »
Há dois milenios e meio Sócrates oferecia noções de Espiritismo a seus discípulos.  (…) e Eu rogarei ao Pai, e Ele  vos enviará outro Consolador…  Jesus.  (Jo. 14:16)   O  Espiritismo  é  um  só: aquele que foi codificado ... Continuar »
Enquanto a barca da reencarnação navegava nas águas tranquilas do prazer, todos os acontecimentos eram enriquecidos pelos sorrisos, pela imensa alegria de viver. Tinhas a impressão de que te encontravas no verdadeiro paraíso, sem maiores preocupações com o processo da evolução. Inesperadame... Continuar »
Bem-aventurados os aflitos, pois que serao consolados. – Jesus (Mt., 5:5)   Se, por um lado, Jesus afirmou[1] que no mundo teríamos aflições, por outro lado Ele – consoladoramente – declarou[2]: Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e afadigados e eu vos al... Continuar »
Retrocedendo nos séculos vamos encontrar, entre os antigos gregos, a consciencia mítica, cujos vexilários mais expressivos foram Homero e Hesíodo, com seus imortais poemas… À era da consciencia mítica sucedeu a era da consciencia racional e, nessa passagem de fase, surgiram os pr... Continuar »
A importância de Chico Xavier para o Espiritismo Com contribuições de Luiz Henrique da Silva, membro do Conselho Federativo Estadual (FEP). Espíritas de todo o país, e até do exterior, se reuniram no 3º Congresso Espírita Brasileiro para relembrar o notável médium espírita, respeita... Continuar »